sexta-feira, outubro 09, 2009

Vida de professor...

Hoje estarei aplicando prova aos meus alunos... nada que eu já não tenha feito antes. confesso que me divirto com isso. Mesmo. A expressão de desespero no rosto de alguns é impressionante. Uma semana antes eu fiz com que fizessem um simulado para a prova, um exercício na verdade. Teve gente me mandando e-mail pedindo dica para o simulado!!!

Na quarta, dei a prova para uma das turmas. Eu deveria ter tido o cuidado de fazer provas distintas para ambas as turmas, para evitar que os alunos da turma de quarta - a Turma "A" - comentassem sobre a prova para os alunos de sexta - a Turma "B".

Aqui vai o conteúdo da prova...
Instruções:

1) Essa prova é dividida de em dois tópicos centrais: questões relativas a Cultura e Sociedade e questões relativas a Religião. Essas por sua vez, se dividem quanto a sua dificuldade: Questões de Tipo I valem 1,0 ponto; questões de Tipo II valem 1,5 pontos; e questões Tipo III valem 2,0 pontos.


2) Nesta prova há 3 questões de Tipo I (3 pontos no total), 2 questões de Tipo II (3 pontos no total) e 2 questões de Tipo III (4 pontos no total). O conjunto das questões vale 10 pontos.


3) As questões serão corrigidas na ordem em que você respondê-las. Qualquer ordem é permitida, desde que a questão seja identificada pelo numero. Por exemplo, você pode responder as questões na seguinte ordem: 1, 2, 5 e 4. Ou 4, 2, 1 e 3 ou 1, 2, 3, 4; ou 5, 3, 1, 2. Ou qualquer ordem que você queira.

4) Deste total de 10 pontos, você deve totalizar no máximo 7 pontos. Se a ultima, ou as ultimas questões excederem esse total de pontos, ela(s) será(ão) anuladas, mesmo que esteja correta. Caso vê deseje anular alguma questão, indique isso na prova.

5) Essa é uma prova com consulta, sendo permitido consultar o livro texto, os textos (que vocês chamam de apostila), os materiais produzidos pelo próprio aluno e as anotações, assim como qualquer referência escrita que julgar necessária. Não é permitido pedir material de consulta ao colega.

6) Essa é uma prova dissertativa, portanto seja claro e preciso; questões mal respondidas não serão aceitas como válidas.

Cultura e Sociedade:



Questão 1: Sêneca, em Sobre Clemência I,18,1 (ver em Pinsky, 5) trata do modo correto de se tratar um escravo. Que motivo teriam os romanos para tratar bem seus escravos? (1,0 ponto)

Questão 2: Gaio, em Instituições I, 52/3 (cf. Pinsky,6) trata do mesmo tema que Sêneca, durante o governo dos Antoninos. Responda as seguintes questões abaixo (1,0 pontos):
a)      Como ele define – como regra geral – o que concerne como direito do senhor sobre os escravos?
b)      Era permitido aos romanos agir sem limites em relação aos seu escravos?

Questão 3: Compare as passagens anteriores com Pseudo-Xenofontes em Republica dos Atenienses I, 10-12 (cf. Pinsky, 10). Que diferenças e semelhanças há entre o modo Romano de lidar com o problema da escravidão e o modo ateniense? (1,5 pontos)

Questão 4: Como os gregos viam suas mulheres? E os romanos? Compare as passagens em Aristóteles (Politica I, 13, 1260), Herodoto (Historias, V, 86-87), Dionísio de Helicarnasso (Antiguidades Romanas, 25,2) e Ovídio (Arte de Amar II, 197-222) – citadas por Pinsky, 100 textos de história antiga, 66-69 – e construa um quadro sobre os significados da condição feminina entre os gregos e os romanos . Compare ambas condições e teça uma conclusão. (2,0 pontos)



Religião

Questão 5: No capitulo 10 de seu primeiro volume de As Mascaras de Deus, chamado “Limiares Mitológicos do Neolitico”, o professor Joseph Campbell fala da descoberta dos Túmulos Reais de Ur, por Sir Leonard Wolley. Estes túmulos sugerem sobre a questão do sacrifício humano leva a crer que o sacrifício foi voluntário. Aponte a passagem na descrição de Wolley que sustenta este argumento (1,0 ponto).

Questão 6: No capitulo 7 de seu segundo volume de As Mascaras de Deus, chamado “A Grande Roma: 500 a.C-500 d.C.”, cita A Guerra Gaulesa, de Julio César. Responda as seguintes questões abaixo: (1,5 pontos)
a)      Que nome era dado a classe sacerdotal dos Celtas?
b)      Como se dá a instrução desses sacerdotes?
c)      Que crenças eles professavam?

Questão 7: O desaparecimento de Rômulo, como contado por Plutarco em Romulus (citado por Joseph Campbell) e comparado por ele com Lc 24 sugere um lugar comum literário no mundo antigo – aliás, comentado pelo próprio Plutarco numa passagem seguinte. (2,0 pontos)
a)      Que tema comum é esse? Exemplifique.
b)      O que podemos concluir sobre a existência de Jesus a partir dessas passagens?


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